ESCOLA DE FUTEBOL
Todas as atitudes antidesportivas têm consequências que afetam não apenas a criança como a equipe toda. Pois; Fiz falta? Posso levar cartão amarelo e ficar em alerta no jogo. Xingou ou estranhou-se com o adversário? Posso ser expulso da partida prejudicando assim minha equipe. Portanto ela aprende que precisa respeitar regras para se manter em campo.
Quando a criança começa a participar dos jogos, sejam eles amistosos ou campeonatos, ela se compromete a comparecer nos mesmos, a dormir cedo para ficar descansada, a ter uma alimentação mais saudável. Se sente responsável pelo seu desempenho frente ao time.
A criança aprende a respeitar os limites de cada amigo. Pequenos gestos, como aplaudir, orientar, amparar, os ensinam que na vida somos diferentes uns aos outros. Aprendem também a ganhar sem desprezar o valor do adversário, e o simples gesto de cumprimenta-los ao final do jogo, mostram que a disputa se restringe ao campo.
Perder faz parte do jogo e da vida. Ao reavaliar uma derrota com o professor, a criança reflete sobre o que pode fazer para melhorar seu desempenho. Isso é importante para que ela perceba o valor do esforço para cada conquista.
Nas aulas de futebol, as crianças aprendem que, quando todo mundo trabalha em conjunto por um objetivo comum, é mais fácil alcançar o objetivo.
O talento, que sempre foi visto como algo inato fruto de um dom, é, na verdade, resultado de muito comprometimento, envolvimento, disciplina e determinação. Com o esporte a criança aprende que precisa se esforçar para melhorar. Sem treino? Sem evolução e aprendizado!
Qualquer atleta pode atrapalhar sua equipe se não conseguir controlar o nervosismo durante o jogo. O equilíbrio emocional (cabeça fria) é importante tanto na hora de cobrar um pênalti quanto na hora de uma marcação contrária ao mesmo, para não provocar expulsão e prejudicar a equipe.
O futebol tem papel importantíssimo para mostrar à criança a importância de suas escolhas. Ir ao treino ou ao cinema? Passar a bola ou tentar o drible?
Não dá para jogar sempre a culpa das derrotas no azar, na vida, no outro.
A criança nota que o resultado do jogo é fruto de atitudes/tomadas de decisões.
8 MOTIVOS PARA SEU FILHO (A) JOGAR FUTEBOL NO OLÉ BRASIL
Benefícios do futebol para o processo de aprendizagem e para a vida.